A luta de outras pessoas

Mostrarei nesta página casos de pessoas com problemas semelhantes ao meu, suas lutas, conquistas e desencontros. Fique à vontade para comentar aqui também seu caso contra a hidrocefalia!

Uma amiga em Belo Horizonte

Faço parte de um grupo no Facebook, Comunidade Hidrocefalia, lá encontrei uma pessoa muito especial, sua luta contra a hidrocefalia me comoveu. Tudo começou com algumas tonturas, indo ao médico descobriu que tinha hidrocefalia provocada por uma malformação de Arnold-Chiari.

Tenho também esta malformação, veja no artigo 7 - A melhor consulta. Simplificando, trata-se do cerebelo invadindo a coluna cervical, prejudicando o fluxo do líquor, causando assim a hidrocefalia. 

Nestes casos um neurocirurgião sugere às vezes uma craniectomia - a quebra de uma pequena região do cérebro próximo à nuca. Esta quebra alivia a pressão que o cerebelo causa na coluna cervical e libera o fluxo do líquor.

A craniectomia dá muitos bons resultados em quase todo mundo, de vez em quando acontece algo errado. Aconteceu com minha amiga. Hoje (estamos em julho de 2012) ela tem a voz anasalada, precisa de uma colete cervical para ficar em pé e não sai mais de casa, teve até que abandonar o trabalho.

E agora, o que fazer? O médico lá em Belo Horizonte não sabe! Se alguém puder ajudar, peço que coloque um comentário aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário