sábado, 21 de julho de 2012

14. Medicina oriental

Como é difícil tomar uma decisão. Data da cirurgião se aproximando, terapeuta propondo métodos alternativos, restava ainda a esperança de uma nova consulta, provavelmente a última antes da cirurgia. Será que encontraria uma solução diferente?

Era um médico jovem, de origem japonesa, formado em medicina tradicional, mas praticando também medicina alternativa. Ele fez valer sua formação tradicional: perguntou sobre minha saúde, doenças na infância, quis ver meus últimos exames (sangue, fezes, coração, próstata e - claro - as ressonâncias de crânio). Felizmente eu havia levado tudo, tinha ido à consulta para de fato encontrar alguma solução.

O exame foi completo, o médico auscultou meu coração, mediu minha pressão, analisou meu fundo de olho, mediu a acidez em minha boca, verificou até meus testículos. Tal profissionalismo aumentou muito minha confiança, eu estava no lugar certo, com o médico certo.

Detectando tensão em minha mão (doia bastante quando ele apertava), espetou uma agulha em meu corpo e perguntou:

– Diminuiu a dor?

Não é que tinha diminuído! Ele apertava minha mão e não doia mais. Fiquei ainda mais confiante, estava até começando a acreditar em acupuntura!

Encerramos o exame, ele concluiu de forma muito honesta e coerente - para meu espanto, surpresa e frustração:

– Acredito que eu possa ajudá-lo, mas sinto que você já se decidiu pela cirurgia. Vou receitar então um probiótico para diminuir sua acidez no estômago. Não é bom entrar em uma cirurgia com este grau de acidez. E poderei ajudá-lo depois da cirugia!

Fui embora, frustrado. A caminhada até meu carro foi difícil, talvez por estar alterado emocionalmente, talvez pela hidrocefalia se fazendo notar cada vez mais. É, não havia encontrado nenhum milagre alternativo! Ali mesmo, na rua, decidi: vamos à cirurgia!

Ah, o probiótico que o médico receitou era manipulado, faltavam dois dias para a cirurgia, nem me dei ao trabalho de encomendá-lo em algum laboratório, não daria tempo!

No próximo artigo, vamos todos ao hospital, o tão aguardado - e temido - dia havia chegado!



2 comentários:

  1. Olá, me chamo Luciana. Gostaria do contato deste médico. Acabei de ter um sobrinho com hidrocefalia.
    Se possível também da pra terapeuta. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luciana. Por favor, entre em contato comigo pelo e-mail ferandrade84@hotmail.com para que eu passe os dados do neurocirurgião que fez minha cirurgia.

      Excluir